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5 erros em logística que podem prejudicar sua empresa

Atualizado: 25 de mar. de 2022

Datas sazonais, principalmente, Black Friday e Natal são períodos de vendas entre os maiores do ano para os negócios online. As empresas que conseguem se valer do marketing e de toda a atmosfera que esses períodos criam, experimentam bons lucros e têm ótimos resultados.


No entanto, algumas lojas virtuais não aproveitam como deveriam essa oportunidade. Por falta de planejamento ou perspectiva, muitas empresas acabam cometendo falhas imperdoáveis em seus processos de estoque e de entrega.


A Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de postais e de logística, encomendas e pacotes, comenta quais são os 5 erros em logística que podem prejudicar os e-commerces nessas datas importantes.



  • Falta de preparo pessoal

Uma das grandes falhas que as empresas cometem na Black Friday, por exemplo, é treinar só a equipe de vendas e se esquecer do pessoal da logística. É preciso entender que todos os profissionais do e-commerce devem ser preparados adequadamente para essa data e você deve traçar novas estratégias para o estoque e a entrega.


A conexão é muito importante entre as equipes, da diretoria ao estoque. Afinal, todos devem ficar por dentro dos procedimentos, cada um respeitando o seu espaço, a fim que todo o planejamento flua da melhor maneira possível.


A logística reversa é outro processo desafiador, porque tem muito a ver com a experiência do consumidor. Além disso, por lei, o cliente pode cancelar ou realizar a troca de determinado produto, por isso é importante deixar bem claro para a sua equipe os procedimentos referentes às trocas e devoluções.


É fundamental que os seus colaboradores estejam preparados para fidelizar a clientela, proporcionado uma experiência incrível àqueles que adquirem mercadorias de seu site. Nesse caso, o trabalho de uma equipe devidamente treinada coopera para um atendimento ágil e eficaz.

  • Prometer e não cumprir

Uma das coisas que pode minar a moral de uma empresa com os seus clientes é prometer e não cumprir. E nas datas sazonais os riscos só aumentam. Pense que uma promessa não cumprida pode gerar ruídos negativos. E hoje com as redes sociais esse tipo de informação corre os quatro quantos do mundo, rapidamente.


Tome cuidado redobrado não só com os prazos, mas com a existência dos produtos em estoque (para não fazer uma venda e depois perceber que o item não está disponível). Assim você mantém seu público satisfeito e a seu favor.

  • Falta de tecnologia

Um pessoal bem treinado te ajuda a evitar problemas. No entanto, confiar apenas nos processos manuais para gerenciar a cadeia logística pode não ser a melhor opção. Para reduzir os erros, talvez esse seja o momento de utilizar soluções tecnológicas para automatizar algumas tarefas, como equipamentos para determinar a cubagem e a pesagem das encomendas com precisão e monitoramento de entregas e coletas.


Softwares de gestão e de frota podem ser úteis para saber a real situação do estoque e até para acompanhar em tempo real o posicionamento de veículos, permitindo antecipar e corrigir problemas com atrasos, por exemplo.


A vantagem disso é que você melhora nos quesitos de competitividade, segurança de dados, informações precisas, visão sistemática e integrada dos processos, gestão simplificada e, em consequência disso, obtêm mais rapidez e redução de custos.

  • Escolha inadequada do tipo de transporte

Uma logística inteligente te oferece uma gestão mais integrada e rentável, nesse sentido. E isso acaba gerando uma vantagem competitiva. Hoje em dia é possível contar com diversos serviços nesse âmbito.


Qualquer negócio online precisa oferecer várias opções de transporte para o seu público consumidor. E quando o assunto é a Black Friday e outras datas sazonais, essa ideia deve ficar ainda mais arraigada, a fim de que planejamento forneça os resultados dentro do esperado.


Antes de escolher e aplicar o método de transporte na sua empresa, é necessário conhecer as características dos produtos, bem como os prazos estipulados, no intuito de optar pelo serviço mais adequado às peculiaridades da mercadoria.

  • Atrasos na entrega

Os atrasos na entrega já são a principal reclamação dos clientes, principalmente após a Black Friday no Brasil.

Para evitar situações como essas, além de integrar as equipes e áreas internas, é preciso organizar as tarefas de cada funcionário. Depois, é necessário enviar pelos meios adequados e ter em mente que a venda não é o último contato com seu comprador, mas sim parte do processo.


A falta de pontualidade pode fazer você perder não só aquele negócio, mas também um cliente potencial: prepare-se antecipadamente e evite os erros em logística. Não cometa esses deslizes. Use as datas comemorativas a seu favor!




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