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Quatro vantagens de contar com uma transportadora na hora de vender online

Terceirização é útil para apoiar em atividades relacionadas ao gerenciamento da frota, movimentação de mercadorias, manuseio das cargas e realização de embarque e desembarque dos produtos




No ano da pandemia, a migração das lojas físicas para o meio online foi fundamental para garantir a sobrevivência de muitos negócios. E ao longo do caminho, os varejistas estão aos poucos descobrindo as formas mais vantajosas melhorar o ritmo das vendas e reduzir custos, ao mesmo tempo em que atendem as expectativas dos clientes em termos de prazo e custo de frete.


Todos os dias, os gestores devem examinar ações que podem ser determinantes para o futuro do negócio. Entre as decisões mais importantes, estão os transportes e como ele serão gerenciado.


Sob o ponto de vista estratégico, é preciso ponderar sobre a melhor relação custo-benefício para a realização das entregas; se é mais aconselhável contar com frota própria ou utilizar a terceirização para realizar este tipo de serviço. Na maioria das vezes, o impacto financeiro da aquisição e manutenção de uma frota própria inviabiliza essa alternativa, principalmente para empresas de pequeno e médio porte.


Listamos quatro vantagens importantes de como contar com uma transportadora na hora de vender online. Um parceiro pode ser útil para apoiar nessas atividades relacionadas ao gerenciamento da frota, movimentação de mercadorias, manuseio e consolidação das cargas e realização de embarque e desembarque dos produtos. Levando estes pontos em consideração, para os empreendedores menores, terceirizar acaba valendo a pena.


1 – Elevação da produtividade

A adoção de uma frota terceirizada e com processos assertivos faz com que os clientes percebam mais pontualidade nas entregas, agilidade e presteza das informações – afinal de contas, uma empresa foi contratada exclusivamente para se responsabilizar pela chegada dos pedidos até as mãos do cliente no prazo determinado. Tudo isso serve para aprimorar toda a cadeia de abastecimento e elevar os níveis de serviços (SLA) de toda a empresa.


2 – Leque de serviços adicionais

O trabalho de uma transportadora não se limita a movimentação das cargas até o destinatário final. Existem diversas etapas que são consideradas adicionais e que devem ser conduzidas com eficiência.


Por exemplo, após a realização das coletas no fornecedor, os produtos são transferidos para o armazém da transportadora. Durante esse período, as cargas são consolidadas e agrupadas conforme a região de destino e acomodadas nos caminhões. Essa etapa garante o aproveitamento da capacidade total de cada veículo e estabelece rotas mais ágeis e econômicas para completar todas as remessas. Em caso de mercadorias que requerem condições especiais para o transporte, como produtos químicos ou resíduos industriais, são providenciados instrumentos para garantir a segurança.


O deslocamento de materiais de grande porte também exige parâmetros especiais, o que fica mais simples quando o empreendedor conta com uma empresa especializada. Neste caso, cabe à transportadora providenciar as autorizações para circular, desviar o trânsito ou contratar escolta profissional, quando necessário. Todos esses fatores contribuem para agregar valor aos serviços e tornam a gestão mais eficiente.


3 - Redução de custos operacionais

Quando um motorista terceirizado é contratado, significa que o cliente elimina a necessidade de manter condutores disponíveis em período integral. Com isso, a equipe interna assume o papel de supervisionar o trabalho do prestador de serviços, focando mais na qualidade e níveis de qualidade dos serviços.


Enquanto a parte operacional é desenvolvida externamente, é possível focar em atividades consideradas estratégicas para o negócio. Portanto, caminhoneiro e transportadora passam a ser parceiros para oferecer melhores resultados aos clientes.


4 – Valores de frete mais competitivos

O consumidor está cada vez mais exigente, o que tem gerado grandes desafios para os e-commerces que buscam fornecer um serviço com excelência. Um deles é o valor do frete, que aliás tem sido a causa da maioria dos abandonos de carrinho. Atualmente, existem muitas transportadoras no mercado e é possível fazer comparativos e buscar descontos baseando-se na quantidade de volumes de envio. Assim, é possível ofertar bons preços de frete sem perder a qualidade do serviço de entrega.

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