top of page

Sistema para ajudar na organização das encomendas

Atualizado: 29 de abr. de 2022

Aumento do volume de encomendas faz portarias de condomínios residenciais virarem réplicas de centros de distribuição


Como todo o mercado já sabe, inúmeras lojas físicas tiveram que fechar por conta da pandemia do novo Coronavírus e, com isso, muitas pessoas recorreram às compras online.


Isso fez com que o e-commerce brasileiro registrasse um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, maior alta em 20 anos, segundo dados da 42ª edição do Webshoppers.


Essa movimentação também gerou bastante discussão sobre os investimentos em transportes, logísticas e os grandes centros de distribuição.


Segundo dados da Lello Condomínios, a capital paulista conta com mais de 21 mil condomínios. E, a pergunta que fica é: como as portarias estão dando conta de tantas entregas que estão sendo feitas em 2020?



Para sanar essa dúvida, imagine um edifício residencial, com cerca de 250 apartamentos com a média de dois moradores em cada unidade. Apesar de parecer pouco, se apenas 10% dos condôminos realizar uma compra online por dia, a recepção do prédio irá processar cerca de 1,5 mil encomendas no mês, além das correspondências regulares. Tamanho esforço exige além de um espaço adequado para armazenagem e separação dessas encomendas, um controle preciso de recebimentos e retiradas.



A Pitney Bowes, empresa de tecnologia especializada em logística de encomendas e gestão postal, possui um sistema para resolver essa demanda dos condomínios, o One Tracking.


"Com um registro simplificado no recebimento das encomendas, facilidade de triagem, aviso de entrega por e-mail e assinatura eletrônica de protocolos, o sistema permite otimizar todo o trabalho de forma organizada e sem confusões nas entregas", afirma Tatiana Campos, Head de Tecnologia, Produtos e Serviços da Pitney Bowes.


Tatiana conta que quando o produto foi criado, ele foi pensado para ser utilizado em empresas e condomínios empresariais que já processavam altos volumes de correspondências e encomendas. Porém, com o home office e a alta demanda de compras online, o trabalho foi migrando para os condomínios residenciais. A Pitney Bowes adaptou a usabilidade do produto para a nova realidade que o país enfrentava.


"O sistema, que já é utilizado por inúmeros condomínios empresariais de várias capitais do país pode auxiliar nessa nova organização, auxiliando condôminos e administradores na triagem e gestão de entregas.", finaliza Tatiana.

bottom of page